Pessoas tocando os punhos em mesa com várias decorações sustentáveis.

O ESG é a maneira que as empresas encontram de firmar seu compromisso com um futuro sustentável.

Empresas comprometidas com o ESG precisam não apenas demonstrar, mas tomar ações concretas no rumo da sustentabilidade.

Nós da FIT Energia e Hy Brazil, trabalhamos duro para levar os conceitos do ESG para frente com ações concretas.

Para saber mais sobre esses conceitos, recomendo a leitura do nosso artigo sobre o que é o ESG e como ele deve ser colocado em prática.

A FIT Energia é uma empresa Hy Brazil, e nesse texto vamos te mostrar quais são as ações que tomamos diariamente para levar nosso compromisso com o ESG sempre adiante.

Vamos começar?

Hy Brasil Recicla – parceria com a ASMARE

 Sede da ASMARE, a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável.

A Associação dos Catadores de Papelão e Materiais Recicláveis (ASMARE) foi fundada em 1990 por Maria das Graças Marçal, catadora desde os 8 anos.

Como ela mesma explica, “lixo não existe”. Através da reciclagem, a ASMARE trabalha no desenvolvimento de um futuro sustentável – tanto para o planeta quanto para as pessoas.

Seus catadores e separadores construíram suas vidas e seus futuros ao lado da Associação. E o fazem todos os dias. Pessoas que trabalham com a reciclagem também merecem condições dignas de vida. Também merecem sonhar.

🍃 Leia também: economia de energia e suas contribuições para o meio ambiente.

A ASMARE recicla, o que é bom para o meio ambiente. E através dela, a vida dos seus catadores vai ficando sempre melhor.

Abaixo temos um depoimento dos próprios catadores, e uma mensagem do nosso Analista Ambiental e presidente do comitê ESG Bruno Dias, explicando melhor a parceria Hy Brazil Recicla.

Através dela, investimos na ASMARE para que ela continue transformando o planeta e a vida de quem, dia após dia, trabalha pesado na reciclagem.

Projeto Educação Ambiental também é ESG

O trabalho da FIT Energia com a geração distribuída acontece por meio de pequenos geradores – pessoas que permitem a instalação de usinas de energia sustentável nas suas propriedades.

Essas usinas são instaladas e mantidas pela Hy Brazil, nossa empresa mãe. A questão é que gerar energia sustentável nessas propriedades não é o suficiente.

Também estamos interessados em explicar para os habitantes da região como o trabalho funciona, sua importância e quais são os resultados positivos para o meio ambiente.

Foi com base nisso que surgiu o Projeto Educação Ambiental da Hy Brazil. Fazemos palestras locais e convidamos escolas a conhecer as usinas, mostrando como elas funcionam e quais são seus impactos no meio ambiente.

Estudantes da região em visita a usina hidrelétrica Hy Brazil.

Investir na região onde trabalhamos é parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O nosso desenvolvimento e crescimento vem com obrigações. A maior delas é compartilhar nossas conquistas com a região que a possibilitou.

🌊 Leia também: energia renovável é só a fotovoltaica?

Isso é crescimento sustentável. Ações que dão um passo adiante. Nosso compromisso com o ESG e os Objetivos de Desenvolvimento passa primariamente por pessoas.

Para você conhecer um pouco da iniciativa, acesse a nossa Cartilha de Educação Ambiental!

Mãe mostrando fotos de usina hidrelétrica Hy Brazil para criança.

Projetos de Reflorestamento da Mata Atlântica

O ESG, como mencionamos anteriormente, está intimamente conectado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Nossos projetos sempre estão buscando atingir esses objetivos. Esse de reflorestamento, por exemplo, trabalha três deles: o ODS 11, o ODS 15 e o ODS 13.

Usina hidrelétrica Hy Brazil em região reflorestada.

Nós temos mais de 20 usinas de energia sustentável operando em regiões da Mata Atlântica. Em todas elas, realizamos um trabalho de reflorestamento voluntário, muito além do que a Lei exige.

Em conformidade com o ESG e os Objetivos Sustentáveis, já conseguimos reflorestar uma área total de 70 campos de futebol – ou seja, mais de 70.000 m².

Nossa motivação é a beleza da floresta, o respeito pela biodiversidade e o entendimento que o sustento de muita gente está ligado a ela.

Por isso, como o nosso próprio futuro é verde, sempre vamos nos esforçar ao máximo para atingi-lo.

usina hidrelétrica Hy Brazil rodeada de mata atlântica.

Conheça melhor as iniciativas ESG da FIT Energia e a Hy Brazil

O trabalho do ESG é de melhoria contínua, e como você já conseguiu entender ao longo do texto, ele vai muito além da responsabilidade ambiental.

Seguir e reforçar as regras trabalhistas, trabalhar com ética e humanidade, promover o desenvolvimento das regiões onde atuamos sempre esteve no nosso DNA.

Aqui no finalzinho desse texto gostaríamos de te fazer um convite: conhecer mais a fundo todos os nossos materiais que explicam as iniciativas em prol do ESG que aplicamos todos os dias.

Eles também têm uma finalidade extra: vão servir de inspiração para você aplicar na sua empresa.

Obrigado pela leitura e nos vemos no próximo texto!

Share.

Deixe um comentário