sobre uma mesa amarela estão lâmpada, notas de dinheiro, moedas, miniatura de placa solar

A discussão sobre mudanças climáticas, suas causas e consequências, é de extrema importância no cenário atual. Diversas medidas de preservação do meio ambiente são abordadas anualmente em conferências a nível internacional, como é o caso da COP, conferência mundial da ONU, que acontece desde 1997.

A geração e o consumo de energia englobam parte do problema causador dessas mudanças e, cada vez mais fica evidente o papel que temos como sociedade no combate às transformações climáticas. Dessa forma, se faz necessário introduzir em nossa rotina o consumo consciente e, consequentemente, a economia de energia.

Mas antes, é importante entendermos os motivos pelos quais a produção de energia é um fator de destaque para a situação climática do mundo atual.

Continue lendo e entenda sobre a economia de energia e suas contribuições para o meio ambiente!

Energia e Meio Ambiente

Como estamos falando sobre os impactos das atividades humanas no andamento climático do planeta, as fontes desses impactos somam uma lista extensa (e histórica) de comportamentos insustentáveis que nos fizeram chegar até aqui. Hoje, essas ações precisam ser constantemente revisadas, para que a saúde climática possa ser reparada.

O processo de produção de energia no Brasil não fica fora dessa lista. Hoje, de acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), nossa matriz energética é composta por:

  • 56,8,% de geração hidrelétrica;
  • 12, de gás natural;
  • 10,6% de energia eólica;
  • 8,2% energia de biomassa;
  • 2,5% produção de energia através da luz solar.

Neste sentido, a produção de energia hidrelétrica tanto influencia as mudanças climáticas como também sofre com elas.

Crise hídrica

paisagem arida, com árvores secas e ao fundo um rio com baixo nível de água

Como foi dito anteriormente, a geração de energia hidrelétrica é diretamente atingida pelas mudanças climáticas no planeta.

Por sua vez, a escassez de água impacta também diretamente o consumidor.

Quando falamos em crise hídrica, o aumento na conta de luz é a primeira lembrança a que nos remete.
É claro que pagar mais caro pelo mesmo consumo está longe de ser agradável, porém foi a forma mais viável para incentivar a economia de energia e, consequentemente, poupar os recursos até que estejam disponíveis novamente em grande quantidade.

A diminuição da quantidade de energia disponível não provoca apenas o aumento do valor de consumo, mas causa também a dificuldade de manter um país tão grande quanto o Brasil, energeticamente falando.

Pensando dessa forma, é perceptível que este é o momento de nos direcionarmos para uma solução mais econômica e sustentável de geração de energia elétrica.

Economizar energia é preservar o meio ambiente

Mão segurando uma lâmpada em meio a árvores com folhagens verdes

Agora que você já entende a ligação entre o meio ambiente e a produção de energia no Brasil, fica mais fácil entender o porquê da economia de energia estar de braços dados com a preservação da natureza.

Quanto mais energia elétrica for demandada das nossas matrizes, maior vai ser a necessidade de grandes volumes de água, e o ciclo vai seguir se repetindo.

É por isso que hoje o Brasil investe na transformação da nossa matriz energética.

Visando contar com uma maior porcentagem das fontes de energia solar e eólica, que vêm provando atingirem seus potenciais nos últimos anos.

Esse é ainda um processo em construção, mas como somos um país com 214 milhões de habitantes, mudar alguns hábitos de consumo de energia pode ajudar!

Aqui estão algumas dicas de como você pode fazer parte dessa revolução, com o bônus de economizar também na conta de luz da sua casa:

  • Utilize muito bem a iluminação natural;
  • Substitua as lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas de LED;
  • Diminua o tempo uso de aparelhos como ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar;
  • Desligue aparelhos não utilizados no momento das tomadas;
  • Opte por aparelhos com etiqueta de consumo econômico;

Se você gostaria de modificar o seu consumo de energia elétrica mais profundamente, ou quer ficar por dentro do assunto de sustentabilidade energética, baixe nosso ebook Checklist de Economia de Energia.

Com ele você recebe dicas diretas de como diminuir o valor da sua conta de luz e contribuir para a preservação do meio ambiente!

Share.

Deixe um comentário