O filme de terror de todo início de mês são as contas pra pagar. A maior vilã, você já conhece, a conta de energia. Principalmente quando falamos de empresas, uma vez que o gasto é muito superior ao das residências.

Homem sentado à mesa de escritório, segura lâmpada ligada enquanto escreve em um bloco.

Mas não precisa ser assim. Nesse texto, nós vamos te dar dicas práticas e eficientes para você economizar energia e sem pegadinhas.

O ponto de partida para conhecer as dicas é saber que o gasto excessivo de energia pode ter vários motivos, como as más instalações de energia elétrica, ou hábitos ruins no uso de utensílios. Mas essa situação é reversível.

Você está preparado para se tornar o herói dessa história? Então, continue por aqui.

Dica 1: Selo Procel

Analise se os aparelhos que você adquiriu para sua empresa possuem o selo Procel. O selo Procel é um indicador de eficiência energética, ou seja, a quantidade de energia que um item gasta para funcionar.

Esse selo demonstra quais produtos possuem maior eficiência energética com uma classificação que vai de A (o mais eficiente) até o G (menos eficiente).

O produto de classificação A faz uma grande diferença na sua conta de luz no fim do mês. A economia é tanta a longo prazo que o valor desperdiçado com item de baixa eficiência energética é relativo ao de um aparelho novo.

Dica 2: Ar Condicionado

Nas empresas brasileiras, o ar-condicionado é um item indispensável para o conforto e produtividade dos trabalhadores, devido às altas temperaturas do país. Porém, ele é também uma das principais fontes de gastos de energia.

Em casa, também é um item importante para manter o clima sempre agradável, principalmente no verão.

Mulher sentada no sofá com olhos fechados e semblante de tranquilidade aciona ar-condicionado com controle remoto.

Pensando em manter esse conforto, disponibilizamos aqui algumas dicas para te ajudar a economizar energia e farão uma grande diferença na conta de luz.

  1. A primeira dica, que pode parecer meio óbvia, é manter o ambiente fechado. Pois, o gasto de energia do ar condicionado está relacionado ao esforço que ele faz para manter a temperatura. Ou seja, quanto menor esforço menor eletricidade gasta. Com o ambiente fechado, a temperatura é mantida e não ocorre “fugas de ar frio”.
  2. Mantenha o ar condicionado limpo. Quando o aparelho está sujo ou obstruído, a troca de calor ocorre com muita dificuldade, o que demanda um esforço maior do aparelho, fazendo com que ele gaste mais energia.
  3. Mantenha a temperatura entre 20° e 25°. Novamente, pensando na lógica de realizar menor esforço. Se você selecionar uma temperatura muito baixa ou muito alta, vai demandar um esforço muito grande de seu equipamento.
  4. Não desligue o ar em pequenos intervalos. Pois a energia que ele gasta para restaurar a temperatura e depois ligar novamente, é muito superior à demandada apenas na continuidade do resfriamento.

Dica 3: E a geladeira?

A geladeira é um aparelho que consome muita energia, e as geladeiras mais velhas consomem cerca de 197% a mais que as novas, então atenção na hora de adquirir uma geladeira, verifique qual a categoria da geladeira pelo selo da Procel.

Quanto às dicas práticas para economizar energia, confira:

  1. Não guarde alimentos quentes na geladeira, pois a temperatura interna da geladeira será prejudicada, exigindo um trabalho muito maior do equipamento para resfriar os alimentos e retornar a temperatura original.
  2. Evite abrir a geladeira toda hora, isso faz com que ela troque calor com o ambiente externo, forçando o consumo maior de energia para manter a temperatura.
  3. Não use a geladeira como varal. É um hábito comum, mas que atrapalha muito o resfriamento interno da geladeira. As grades em que as roupas são colocadas, na verdade são um trocador de calor que atuam no resfriamento da geladeira e as roupas atrapalham esse processo, forçando um consumo de energia maior que o normal.

Dica 4: Troque suas Lâmpadas

As lâmpadas LED ganham cada vez mais espaço no mercado e o motivo disso são as inúmeras vantagens que elas possuem em detrimento das lâmpadas tradicionais.

As LEDs consomem menos energia para gerar a mesma quantidade de luz que as lâmpadas tradicionais, ou seja, elas são muito mais econômicas. Uma lâmpada tradicional consome 80% de energia a mais que a LED. É uma diferença muito grande que deve ser levada em conta.

Mão segurando lâmpada de led.

Além disso, o uso de LEDs contribui para o cuidado com o meio ambiente, pois a energia disponível é bem utilizada. Elas não produzem tanto calor, não emitem raios ultravioletas e infravermelho. 95% da constituição das LEDs são materiais recicláveis, facilitando o descarte.

Ideais também para as empresas devido ao alto consumo e a grande variedade de cores e formatos que existem no mercado.

Dica 5: Atenção às fugas de energia

As fugas de energia derivam de falhas na instalação elétrica, no medidor de energia, ou em eletrodomésticos. Elas fazem uma grande diferença nos valores da conta de luz, porque além do desperdício ocasionado, você ainda vai pagar por uma energia que não usou.

A fuga de energia é como um vazamento, e o que é desperdiçado é a eletricidade. Para identificar se há um vazamento na sua rede elétrica você deve seguir os seguintes passos.

Passo 1:

Desligue as luzes, e retire os aparelhos da tomada.

Passo 2:

Verifique o relógio medidor. Se ele completar mais de uma volta, existe fuga de energia em seu estabelecimento.

Passo 3:

Para identificar de que natureza é o vazamento, basta que você desligue a chave geral. Se o disco medidor parar de funcionar, o vazamento resulta de uma falha da instalação elétrica.

Passo 4:

Se o problema for nas instalações, contrate um eletricista de sua confiança. Se o problema for no relógio medidor, entre em contato com o fabricante.

Viu? É super possível ter um ambiente de trabalho confortável e ao mesmo tempo, economizar energia.

E tem como ficar ainda melhor. Além de disponibilizarmos essas dicas para economizar energia que farão uma grande diferença em sua conta de luz no fim do mês, desenvolvemos exclusivamente para você, um ebook completo de dicas não só para economizar em sua empresa, mas também, em sua casa.

Vem ser FIT, invista seu dinheiro e seu tempo em um estilo de vida totalmente lucrativo e benéfico para você, sua família e seu negócio.

Share.

Deixe um comentário