Mulher comemorando ao ver créditos na conta de energia.

A busca por fontes de energia mais sustentáveis e econômicas tem sido uma prioridade no mundo todo e, com isso, o sistema de compensação de créditos de energia vem ganhando destaque.

O crescimento da popularidade deste modelo de consumo de energia é fácil de entender: com ele, você pode ter em casa ou na sua empresa uma energia limpa e barata, sem a necessidade de fazer obras ou instalar painéis fotovoltaicos.

Mas você já ouviu falar em compensação de créditos de energia? Se não, não se preocupe. Dedicamos um artigo completo para explicar o que é, como funciona e quais são os benefícios para você e o meio ambiente.

Vamos começar?

O Sistema de Compensação de Créditos de Energia

Para entendermos o sistema de compensação de créditos de energia, é importante primeiro compreender o conceito de Geração Distribuída.

Esse termo se refere à capacidade de residências, comércios e empresas gerarem sua própria energia por meio de fontes renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica.

Em 2012 entrou em vigor a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 que fala sobre novas diretrizes de produção e consumo de energia, incluindo o sistema de compensação de créditos de energia.

A relação dessa legislação com o sistema de compensação de créditos é que, a partir dela, foi possível regulamentar e formalizar uma troca entre o gerador de energia e a distribuidora.

Ou seja, caso a unidade consumidora onde está instalada a usina gere mais energia do que consome, o que “sobrou” é injetado na rede elétrica da distribuidora. Permitindo assim que pessoas ou empresas que geram energia – seja fazenda solares, campos eólicos, usinas hidrelétricas e até mesmo painéis fotovoltaicos em residências e/ou empresas – revertam essa energia excedente em créditos.

Esses créditos são utilizados para abater o consumo de eletricidade nos momentos em que a produção própria não é suficiente para suprir o consumo da unidade geradora ou podem ser transferidos para outras unidades consumidoras que estejam sob a mesma titularidade do proprietário da usina e pertençam a mesma distribuidora.

Como funciona o sistema de compensação de créditos de energia

Agora que entendemos o conceito básico, vamos aprofundar um pouco mais?

Imagine uma situação cotidiana: uma padaria que utiliza painéis solares para gerar sua própria energia. Em dias ensolarados, essa padaria pode produzir mais energia do que consome.

O excedente é injetado na rede elétrica da distribuidora – e aqui entra o ponto chave do sistema de compensação de créditos: com o sistema em vigor, toda a energia gerada pela padaria, que excede seu consumo, vai para a rede de distribuição. Em troca, a padaria acumula créditos de energia.

Esses créditos são usados para abater o consumo de energia , quando a geração for menor que o consumo no estabelecimento.

A ideia é a mesma com as empresas de assinatura de energia, como a FIT Energia.

A diferença é que, com a FIT, você não precisa investir em painéis solares ou outras fontes de geração de energia renovável. Nós fazemos isso por você! Todo o processo de geração, injeção na rede e acumulação de créditos de energia é de responsabilidade da FIT.

Ou seja, toda a energia gerada vai para a rede de distribuição, retornando em créditos de energia que são compartilhados entre os clientes assinantes, que recebem economia na conta de luz todos os meses.

Homem sentado em uma mesa segurando uma lâmpada com uma mão e usa uma calculadora na outra. À frente, papel, caneta e moedas.

Aproveite os sistema de compensação de créditos com a FIT Energia

Com apenas um clique você pode ter toda a economia da compensação de créditos de energia sem ter que investir ou instalar placas solares.

Para isso, basta fazer a sua assinatura gratuita com a FIT Energia, uma empresa preocupada com economia, responsabilidade sustentável e social que fornece uma energia mais barata , de fontes limpas e renováveis, e ainda te dá a possibilidade de aderir a esse sistema compensatório.

Na FIT, você contrata o serviço, recebe a energia pela distribuidora que já te atende e a economia vem junto.

Clique aqui e faça seu cadastro para economizar!

Um grande abraço e até a próxima!

Share.

Deixe um comentário