Pessoas juntando as mãos em cima de mesa com projetos de usinas renováveis

A energia elétrica por assinatura já é uma alternativa muito viável para economizar na conta de luz, mas ela tem outro grande bônus: a transição energética para a energia renovável.

O maior obstáculo para a transição energética nos países sempre foi o investimento inicial alto. Há alguns anos, muita gente pensava “por que usar energia solar se o investimento é bem alto e vou demorar pra ter o retorno esperado?”.

É entendível: o maior motivador para a população comum fazer qualquer tipo de transição é o valor monetário. Vou economizar com isso agora? Em quanto tempo a economia compensará o investimento?

E as respostas para essas duas perguntas não são boas o suficiente para quem precisa diminuir os gastos com energia a curto prazo.

As empresas de assinatura de energia, apoiadas pelo Marco Legal da Geração Distribuída, entram exatamente nesse ponto. Sim, você vai economizar, mas dessa vez sem nenhum investimento.

Vamos saber um pouco mais sobre como a energia por assinatura vai revolucionar o processo de transição para energia renovável?

Como o Marco Legal da Geração Distribuída ajuda na sustentabilidade

Placa solar e torre de energia eólica

A Lei 14.300/2022 é reconhecida nacionalmente como o Marco Legal da Geração Distribuída.

Como o nome diz, a Lei é uma formalização jurídica da geração feita em pequenas usinas geradoras de energia sustentável.

Com sua regulamentação, empresas estão autorizadas e têm ferramentas legais para gerar energia nas suas usinas ou em usinas parceiras e oferecerem economia direto na conta de luz para seus consumidores.

Além disso, o Marco Legal também cria uma série de mecanismos para facilitar a vida dos pequenos geradores de energia sustentável no Brasil em geral. Antes, só existiam algumas recomendações da Aneel para sustentar esse tipo de geração.

O que percebemos é que com o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída o Brasil passa a pensar de um jeito mais formalizado na energia por assinatura. E reconhece que esse trabalho é um caminho importante da transição nacional para energia renovável.

A energia solar por assinatura fomenta a criação de novas usinas no país

Um engenheiro e uma engenheira fiscalizando uma usina solar fotovoltaica.

O investimento nacional na produção de energia renovável sempre teve seu lugar no orçamento.

Um estudo de 2019 feito pela IPEA mostrou que quase 50% da energia produzida no Brasil é renovável – a maior parte dessa energia vem de hidrelétricas.

Mas o planeta não espera. Esses 50% podem parecer muito, mas não são nem de longe o suficiente para nossas metas de emissão zero de carbono.

🌏 Leia também: Economia de energia e suas contribuições para o meio ambiente

A energia por assinatura é boa para o consumidor

A melhor parte da energia por assinatura é que ela ajuda o consumidor a economizar direto na sua conta de luz sem ter que investir em placas solares e obras.

E em algumas empresas de assinatura de energia, como a FIT Energia, o custo é zero. Não precisa pagar nem mesmo uma taxa mínima para ter sua conta de luz mais barata. Basta fazer um cadastro no site e economizar até 12% direto na conta de energia.

Parece simples e fácil e, de fato, é.

A energia renovável adquirida por meio da assinatura não é diretamente entregue na sua casa ou comércio, mas é injetada na rede elétrica para que seja distribuída pela sua concessionária de energia, que sempre te atendeu.

☀️ Para entender melhor, leia também: FIT Energia: Vale a pena contratar? Veja como funciona

Pessoa segurando uma lâmpada com uma planta dentro

O que o futuro reserva para a transição energética e a assinatura de energia?

A transição energética é um processo fundamental para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. O uso de fontes de energia renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica, tem se expandido rapidamente nos últimos anos, e é esperado que esse crescimento continue no futuro próximo.

Além disso, a Geração Distribuída atualmente é uma importante iniciativa para a propagação da energia renovável no Brasil. E a tendência é que ela aumente nos próximos anos e leve mais energia limpa e sustentável para as redes elétricas e, consequentemente, para os lares e comércios brasileiros.

Conheça a FIT Energia e a Hy Brazil

A FIT Energia é uma empresa do grupo Hy Brazil, que conta com mais de 30 usinas hidrelétricas implantadas e em operação, em que o foco é a geração de energia com o baixo impacto ambiental e social, contornando os maiores problemas que acompanham as hidrelétricas de grande porte.

Foto aérea da Usina CGH Salto dos Cravos, da Hy Brazil
Usina CGH Salto dos Cravos, Hy Brazil

Juntas, a FIT e a Hy Brazil têm como propósito tornar a energia de fontes renováveis mais acessível. Através da geração distribuída, desempenhamos um papel importante no processo de transição energética do Brasil, e ainda tornando possível que mais pessoas paguem mais barato na conta de luz.

Se você é gerador de energia renovável – pode ser solar fotovoltaica, eólica e hidrelétrica – e quer fazer parte dessa evolução, entre em contato com a FIT Energia pelo nosso site. Temos um plano de parceria te esperando!

Deixe nos comentários qual é a sua opinião sobre o tema e nos vemos no próximo texto 😉

Share.

Deixe um comentário